Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Desabafo ...

Estão tentando nos oprimir de novo.

E eu que achei que o problema estava apenas dentro da faculdade... A coisa toda esta pior do que se pode imaginar. Temos visto na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara- UNESP- uma enorme tentativa de repressão ao embrionário movimento estudantil. Na ultima sexta feira, 13 de maio de 2011, a moradia estudantil foi invadida pela policia militar a mando da diretoria da faculdade, com o argumento de que seria realizada uma festa com bebidas alcoólicas e som alto. Mas a tal “festa” era apenas uma integração entre alunos, para que as pessoas que não moram na moradia tivessem a oportunidade de ver as condições pelas quais aqueles alunos estavam passando, pois já algum tempo estão reivindicando melhorias nas instalações já existentes e a inauguração de novos blocos que dariam moradia para dezesseis novos estudantes. Pela demora da Universidade em atender aos pedidos dos alunos esses blocos foram invadidos e ocupados. Com isso os alunos responsáveis foram advertidos e foram abertas sindicâncias para investigar o que realmente aconteceu.

Paralelamente a isso temos também a Marcha da Maconha que seria realizada no dia 21 de maio, que estava prevista para sair de perto do MASP e seguir pela Avenida Paulista até chegar na Consolação, mais por uma ordem judicial essa manifestação foi proibida. Usaram o argumento de que a passeata seria para fazer apologia ao uso de drogas. Como resposta a insistência dos manifestantes a policia partiu para cima deles com bombas de gás lacrimogênio, tiros com balas de borracha e sprays – sei lá como se escreve- de pimenta. Mesmo assim a manifestação seguiu por 3 km.

Mas a população também se articulou para dar uma resposta a essa atitude autoritária das autoridades, esta previsto para hoje, 28 de maio, às 14 horas no mesmo local uma outa passeata que defende a liberdade de expressão. Mas antes mesmo da consolidação do movimento saiu outra ordem judicial que proíbe a manifestação.

Agora pergunto: em que país, em que mundo e em que século estamos vivendo? Pelo que eu sei, vivemos em um país livre e democrático. E por que essas repressões todas? É um absurdo, achei que as censuras tivessem acabado com a ditadura, mas vejo que ainda restam pessoas com a mesma mentalidade daquela época. Sinto-me tocada com tudo isso, temos que sem dúvida reavivar o movimento estudantil, não com a mesma cara de antes, mas com novas ideologias e pontos de atuação. Em relação às passeatas, ninguém tem o direito de tomar essa liberdade do cidadão. Se tivermos que lutar pela nossa liberdade de novo com certeza o faremos, mas depois de tudo o que foi feito pelos defensores da democracia na ditadura não podemos nos deixar oprimir da forma com que estão tentando.

Liberdade de expressão, de opção sexual e de todas as outras coisas são direitos conquistados por todos nós, temos que zelar por eles e não simplesmente fechar os olhos para tudo isso como se não fosse um problema nosso.

Liberdade já!


Talita Barros
Graduando em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário