Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Interior, a próxima trincheira da JPT em São Paulo

A Juventude atuante na política sempre teve a capacidade de compreender os momentos e de atuar de forma incisiva na luta pela Democracia em todo o território nacional. Errando por causa da imaturidade, mas, jamais, negando sua energia e disposição para as lutas colocadas.

Hoje, vivendo em um novo Brasil, possibilitado pelos nove anos de Governo do PT, liderados por Lula e Dilma, o Partido dos Trabalhadores encontra um grande desafio, conquistar o Estado de São Paulo, o último reduto de seu maior adversário político e ideológico. E nós, a Juventude do PT de São Paulo temos compromissos com este desafio.Em todos os períodos passados a JPT conseguiu evoluir na sua atuação política e principalmente nas articulações com os movimentos sociais, este último ficou claro na Conferência Estadual da Juventude, em 2011, onde a JPT foi a protagonista dos debates e soube nos momentos certos se posicionar.

O maior trunfo do PSDB, nos seus mandatos no Governo do Estado, foi ser capaz de se infiltrar e consolidar suas posições em todos os municípios do Estado, independente de terem as prefeituras ou não. E o PT compreendeu essa lógica.

O Diretório Estadual do PT fez um movimento importante para a disputa eleitoral em 2012, que precede 2014, conseguiu articular tática eleitoral em todos os municípios paulista aumentando a presença do PT no Estado. A secretaria estadual da JPT tem um papel estratégico nisso tudo, seu objetivo deve ser o de construir sua municipalização.

A Secretaria Estadual da JPT e todos os militantes jovens petistas precisam compreender esta necessidade, que é de vir para o interior do Estado e consolidar o nosso modo de ver e fazer política. É hora de fortalecer as secretarias municipais da juventude do PT, de criarmos fatos no Interior e nos movimentarmos nos novos espaços de disputas que vêem se consolidando, por exemplo, as Redes Sociais e nos novos debates como o Desenvolvimento Sustentável (vide o primeiro grande debate das redes sociais no Brasil, que foi a construção da Usina de Belo Monte). Precisamos pluralizar os nossos campos de atuação, para que possamos alcançar o maior número de jovens paulistas e traze-los para perto de nosso projeto, assim quebrando o pré-conceito com o PT no Estado imposto pela mídia paulista, aliada de nosso maior adversário político/ideológico.

Nós, jovens petistas paulistas, temos compromisso com a conquista de São Paulo em 2014. E sei que as companheiras e os companheiros já perceberam isso, agora é hora de rodar o Estado.

Vamos juntos vencer as disputas de 2012 para que possamos JUNTOS, comemorar as vitórias em 2014.

Saudações socialistas.



Matheus Santos

Militante da Juventude do Partido dos Trabalhadores

Secretário da JPT de Araraquara

Diretor de Universidades Públicas da UEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário