terça-feira, 30 de novembro de 2010
E agora Alckmin? Vai copiar o Cabral ou vai dizer que aqui em São Paulo não há lugar dominado pelo tráfico?
Em 9 dias de conflito, RJ teve menos mortes do que em SP em 2006
Foram 37 mortes no Rio e 87 em São Paulo, segundo dados oficiais.
Nos dois estados, ataques de criminosos se seguiram a uma reação policial.
Roney Domingos e Leticia Macedo
Do G1 SP
imprimir
Carro da polícia paulista baleado em 2006 e cabine
da PM-RJ atacada em 2010 (Imagens: TV Globo)Nove dias de conflito no Rio de Janeiro, completados nesta segunda-feira (29), registraram menos mortes do que em São Paulo, em um mesmo número de dias em 2006, segundo dados oficiais. A comparação indica também mais armas apreendidas no Rio e um número semelhante de prisões e de veículos queimados nos dois estados.
Nos dois casos, as ações de criminosos se seguiram a uma reação das forças de segurança. No Rio, o primeiro registro de carros queimados é no domingo, dia 21.
* No caso de SP, inclui agentes penitenciários e guardas municipais
Em São Paulo, os ataques organizados por uma facção criminosa começaram em 12 de maio de 2006.
Segundo balanço divulgado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro na segunda (29) à noite, houve 37 mortos, 205 armas apreendidas, 123 prisões e 100 veículos queimados (houve também 2 carros queimados no domingo, 21, totalizando 102), de segunda (22) até as 19h30 de segunda (29). Não houve registro de morte ligada ao conflito no dia 21. A PM tem atualizado esses dados neste link.
A Secretaria da Segurança de São Paulo registra, de 12 a 20 de maio de 2006, 87 mortes, 149 armas apreendidas, 125 prisões e 82 ônibus incendiados. Veja no quadro ao lado mais detalhes.
Os números de mortes foram atualizados pela secretaria na semana passada, a pedido do G1, com dados consolidados. Os demais dados de São Paulo constam de balanços divulgados em 2006.
O número de mortes em São Paulo pode ser maior. Um conta divulgada no ano passado por uma organização não-governamental indica que houve mais de 500 mortes (leia reportagem).
O que dizem hoje o governador de SP e o ministro da Justiça da época
Governador de São Paulo em 2006, o atual secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, Claudio Lembo, afirma que acompanha "com atenção, mas à distância" os eventos no Rio de Janeiro. Para ele, "são situações complexas e diferentes", embora em São Paulo a crise tenha sido um pouco pior. "Aqui (em SP) foram quatro ou cinco dias de conflito, no máximo. Aconteceu no sábado e na segunda-feira tínhamos terminado tudo. O que foi difícil foi nos presídios. Aí demorou um pouco mais, porque eles (presos) quebraram tudo e teve de recompor todos eles. Acho que em São Paulo foi um pouco pior", afirma.
Lembo, que na época culpou a "elite branca" pela crise da segurança pública em São Paulo, disse ao G1 que os dois eventos, no Rio e em São Paulo, têm, em comum, a "criminalidade e a miséria, que deu nessa tragédia toda". Para ele, é necessário que haja "uma revisão da política social do Brasil. Que haja uma melhor distribuição da riqueza."
Para o advogado Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça em maio de 2006, “a diferença é que nesta última (no Rio) quem tomou a iniciativa foi o poder público e naquela (2006) houve mais uma atitude reativa contra o crime organizado dentro dos presídios.” O ex-ministro afirma que é difícil fazer a comparação, mas acredita que em termos de impacto o conflito no Rio de Janeiro é maior do que o registrado em São Paulo.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, observa que enquanto em São Paulo houve uma tentativa do crime organizado de enfrentar e desmoralizar o poder público, prontamente respondida, na opinião dele, no Rio de Janeiro as forças policiais recuperam um espaço que estava dominado pelo tráfico enfrentando condições geográficas desfavoráveis e o poderio bélico dos criminosos.
“O Rio tem uma topografia que favorece os guetos, espaços onde o Estado não conseguia chegar”, afirmou. “São Paulo nunca teve um território dominado pelo tráfico e no Rio o poderio bélico dos criminosos é maior”, afirmou D’Urso.
Veja a Tabela no link http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-contra-o-crime/noticia/2010/11/em-9-dias-de-conflito-rj-teve-menos-mortes-do-que-em-sp-em-2006.html
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Alunos pedem mais qualidade de ensino
Um grupo de alunos realizou um protesto em frente à Escola Estadual Bento de Abreu na manhã desta quarta-feira (17).
Karin Gutierres
Um manifesto distribuído por alunos da Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA) questiona a qualidade do ensino na rede pública estadual.
No documento, assinado por “Alunos que lutam”, os estudantes mostram-se indignados com a falta de professores e o excesso de "janelas" durante todo o ano letivo, que estaria, segundo eles, comprometendo a formação. Também não há materiais didáticos de qualidade para o desenvolvimento das atividades educacionais, nem biblioteca aberta à comunidade estudantil no prédio da escola. Por isso, a etapa de preparação para os vestibulares ficou comprometida.
“Temos que lutar pelos nossos direitos, com inteligência, pois violência nos tira a razão. Até quando vamos fechar os olhos para este problema?", diz o manifesto. De acordo com Ana Gabriela Souza dos Santos, líder do movimento, desde o início do ano sua classe está sem professores nas áreas de química, história e biologia. “E hoje esta acontecendo o SARESP. O que querem avaliar?”, diz a estudante.
A direção da escola não foi autorizada a dar informações.
Araraquara está de luto !!
Araraquara.com
O radialista e jornalista Álvaro Taniguti, de 39 anos, morreu na tarde desta terça-feira, após permanecer dois dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia. Ele lutava havia oito anos contra um câncer no cérebro.
O jornalista natural de São Paulo se mudou para Bauru no início dos anos 90 para cursar Rádio e TV na Unesp. De lá, veio para Araraquara, cidade que o acolheu. Cursou Direito e Jornalismo na cidade e fez carreira na Rádio Morada do Sol, onde começou como locutor de FM.
Em seguida, foi convidado a integrar a equipe de jornalismo da emissora, onde permaneceu como repórter policial até sua morte.
As últimas homenagens ao jornalista serão prestadas no Velório Municipal de Araraquara à partir das 20h30. Em seguida, o corpo sairá da cidade às 10 horas com destino a capital. Taniguti preferiu ser cremado e a cerimônia acontecerá no crematório da Vila Alpina em São Paulo.
A Equipe Valor&Virtud agradece Álvaro Taniguti aos serviços prestados para a população araraquarense e por mostrar que ainda há jornalismo sério na mídia do século XXI.
Obrigado !!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Aumento de número de vereadores em Araraquara entra na pauta
Aqui na nossa querida cidade mal terminaram as eleições de 2010 e o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Napeloso (DEM - até o momento)levou para a Casa a discussão sobre o aumento do número de vereadores de Araraquara de 13 para 21.
Tem que ser falado primeiramente como o presidente da NOSSA Câmara quis dar uma de "espertinho", pois o vereador apresentou a proposta de aumentar até 21 cadeiras depois apresentou outra propondo a manutenção do atual número de 13 vereadores. Acreditem se quiser o vereador Ronaldo Napeloso acha que estamos no século passado onde eles enganavam a população, não podemos esperar nada diferente de um cara que apoiou José Serra, o "jenio", para Presidente da República.
O caríssimo presidente quis enganar os araraquarenses obscurecendo sua verdadeira opinião sobre a questão, pior pra quem votou nele né.
Sou um dos críticos da atual legislatura de Araraquara e seus vereadores, durante muito tempo não se vê uma qualidade tão baixa como hoje de propostas e de habilidade política.
Exemplos:
Vereadores acham um absurdo o número de emendas que o vereador petista Carlos Nascimentou apresentou na LDO, mas os pedidos são para atender setores da sociedade organizada que o Governo Marcelo Barbieri deu as costas, então pra que ser contra? Inveja de não pensarem antes? Sei lá ...
Outra, mais bisonha ainda, os dois candidatos para a Presidência da Casa são do mesmo partido, partido do prefeito e claro da base do governo, sem comentários, quero só ver o debate deles.
Voltando a questão principal,vários parlamentares se manifestaram Juliana Damus(PP) e Lapena(PV)já disseram serem à favor de deixar como as coisas estão.
João Farias, vereador licenciado para ser Secretário de Habitação, diz que esta questão esta sendo discutida prematuramente e o debate é sobre aumentar a representatividade da população na Câmara.
Tem que dar risada dele, porque não abre o jogo e se diz à favor e porque. Aumentar a representatividade da população, não parece que a população quer aumentar sua representatividade com mais vereadores. Há outras maneiras, para o aumento da questão levanta pelo secretário, na democracia que vivemos. Poderíamos por várias vezes levarmos as decisões aos grupos da sociedade organizada, ou como disse, perfeitamente, o vereador Nascimento, fazermos um plebiscito e deixar a decisão para a população.
E os líderes políticos devem buscar aumentar a participação popular nas decisões políticas/economicas da cidade. Via Orçamento Participativo e criar outros aparelhos para isso, maior divulgação da Tribuna Popular da Câmara já é um bom começo. Mas trazer os olhos e mentes da população para dentro dos centros de poder é uma coisa avaliada como perigoso pelos políticos do século passado.
E nossa Câmara está cheia deles. Colocar pessoas de primeiro mandato não significa renovar o ambiente político se os atos políticos dessas pessoas baseiam-se em métodos do século XX.
Araraquara não precisa de 14 ou 21 vereadores.
Se o aumento quantitativo significasse automaticamente aumento qualitativo tudo bem, mas é do saber geral que nada um tem haver com outro.
Enquanto o Congresso Nacional não votar a reforma política, as eleições, principalmente de vereadores, serão baseadas no poder econômico do candidato. O que deixa quadros interessantíssimos sem a oportunidade de legislar para sua cidade. Daí um aumento significaria trazer mais dos velhos.
Temos que ser bem firmes no nosso recado aos excelentíssimos vereadores araraquaenses:
Não queremos mais vereadores, queremos mais vontade política!!
Obrigado Lula !!
Faça-mos um corrente de agradecimento,
Não ao Presidente com mais de 80% de aprovação.
Hoje deixamos de lado suas conquistas como Presidente, as pessoas que tirou da miséria
os jovens que levou a universidade, o Brasil de cabeça erguida.
Pois hoje agradecemos ao Homem, sim com H maiúsculo para diferenciá-lo de todos os mortais.
Obrigado senhor Luís Inácio da Silva, obrigado Lula, por um dia aceitar ser o líder de uma geração, líder da mudança.
O senhor um dia deixou sua vida pessoal em segundo plano, colocou sua história como espelho para os brasileiros, para mostrar que a gente submissa podia vencer na vida.
O senhor colocou no nível de igualdade aquele que não teve a oportunidade de ser acadêmico com aquele que anualmente visita a Europa .
O senhor mostrou que a sensibilidade social e as experiências da vida são mais valiosas que as histórias contadas na novela das oito da “Poderosa”, escancarou ao mundo que apenas uma pessoa vinda da miséria, nascida do berço da fome seria capaz de derrotar a desigualdade e mostrar o caminho para o bem estar social de TODOS.
O senhor que andou por terras secas, brincou com cachorros magros e que hoje anda nos jardins do Planalto é, sem sombra de dúvidas, um enviado por Deus.
Apenas alguém iluminado e abençoado como o senhor poderia sair do buraco cavado pelo descaso de anos de Governos chegar onde chegou e fazer o que fez.
Agradeço ao homem Lula que de tanto ter insisto chegou Lá, é Lula Lá, agradeço por não ter desanimado quando as forças do mal que sempre dominaram o nosso Brasil tentaram inúmeras vezes te colocar de joelhos, e o senhor mostrou que só se ajoelha diante do povo brasileiro.
O senhor fez com que eu jovem e outros tantos como eu acreditassem na verdadeira mudança.
Vá descansar meu líder, o seu papel neste país o senhor já fez e com maestria ímpar. Tenha a certeza que colocou uma pessoa capaz de seguir com seu projeto e que principalmente o seu projeto está nos corações dos brasileiros.
Obrigado Luís, obrigado Lula, obrigado Presidente, obrigado sindicalista, obrigado petista, obrigado barbudo, obrigado brasileiro.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Dirceu no Roda Viva
Dirceu foi colocado no meio de uma roda de fogo para responder questões séria e alucinódicas dos jornalistas.
Muito bem liderado pela jornalista Marilia Gabriela, o programa foi esclarecedor e com debates bons.
Mas uma coisa me serviu este Roda Viva, foi a certeza do quanto é medíocre o jornalista da Revista Veja (se ele sair da Veja não trabalha em nenhum outro lugar) Augusto Nunes, um cara que escreve com o fígado e só fala besteira, por isso trabalhava na Veja. Foi destruído por Dirceu que expôs a fragilidade do caráter deste péssimo jornalista.
Exemplo:
Augusto Nunes: E a política externa contínua?
Dirceu: Eu acho que sim, é um política externa acertada e o povo aprova !
Augusto N.: Você aprova, não o Brasil!
Dirceu: Um governo que tem mais de 80% de aprovação e fez sua sucessora, é visível a aprovação!!
Meu alguém cala a boca deste Augusto Nunes....
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Telemarketing da Veja após as eleições
SE ANTES JÁ ERA DIFÍCIL VENDER A REVISTA DO FASCISMO
OLHEM AGORA COMO FICOU QUASE IMPOSSÍVEL,
É A MESMA COISA QUE VENDER AREIA NO DESERTO !!
COMO DIZIA AQUELE VÍDEO FEITO PELO PSDB QUE 2012 ESTÁ PERTO O FIM DO BRASIL COM A DILMA, ACHO QUE O ÚNICO FIM QUE VEREMOS É O DA CREDIBILIDADE DOS VELHOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DESTE PAÍS....
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Governo do Marcelo Barbieri Desenvolvimento Para Todos
Parte do teto do ginásio Gigantão desaba em Araraquara (SP)
MARTHA ALVES
DE SÃO PAULO
Parte do teto do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, na região central de Araraquara (273 km de São Paulo) desabou por volta das 19h30 desta sexta-feira (29).
Segundo os bombeiros, os pedaços de concreto de uma parte lateral do teto do ginásio foram parar na rua e a outra está pendurada e há risco de cair. No momento do acidente não havia ninguém no local.
O ginásio foi interditado de forma preventiva pelos bombeiros. Técnicos da prefeitura fazem a vistoria no local na manhã deste sábado para definir as providências que serão tomadas.
As atividades previstas para acontecer no ginásio foram canceladas ou transferidas, segundo a Prefeitura.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/822826-parte-do-teto-do-ginasio-gigantao-desaba-em-araraquara-sp.shtml
DEDO NA FERIDA:
ÊÊê MARCELÃOOOO
Desenvolvimento para todos né, tá bom ...
vo nem comenta ....
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Um ano após iniciar a Guerra chegamos ao seu fim...
Obrigado Dilma Rousseff por aceitar o convite de nos liderar e por aguentar firme nos últimos meses, principalmente quando nosso adversário e seus seguidores sórdidos começaram a utilizar armas do "submundo da política" até o Papa entrou na eleição, para atacar sua candidatura e sua vida pessoal.
O Brasil após eleger pela primeira vez um operário à Presidência da República, mais uma vez supera seus preconceitos e elege Dilma Vana Rousseff a Primeira Presidente do Brasil.
Obrigado, a cada luta travada, debate vencido, desgaste ocorrido foi válido para ter as lágrimas que tive na noite deste 31 de Outubro. E ver que posso garantir a segurança do projeto de Lula, o qual minha família à vida toda defendeu, do lado de uma mulher de fibra como você Dilma.
Fique com Deus. E saiba que só uma pessoa abençoada poderia vencer tudo o que você venceu neste último ano.
Conte sempre com a Equipe Valor&Virtud aqui em Araraquara e em todo o Brasil.