Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aumento de número de vereadores em Araraquara entra na pauta

Ê esses "velhos" políticos, chamo de velho o pensamento, nada tem relação com a idade.

Aqui na nossa querida cidade mal terminaram as eleições de 2010 e o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Napeloso (DEM - até o momento)levou para a Casa a discussão sobre o aumento do número de vereadores de Araraquara de 13 para 21.

Tem que ser falado primeiramente como o presidente da NOSSA Câmara quis dar uma de "espertinho", pois o vereador apresentou a proposta de aumentar até 21 cadeiras depois apresentou outra propondo a manutenção do atual número de 13 vereadores. Acreditem se quiser o vereador Ronaldo Napeloso acha que estamos no século passado onde eles enganavam a população, não podemos esperar nada diferente de um cara que apoiou José Serra, o "jenio", para Presidente da República.

O caríssimo presidente quis enganar os araraquarenses obscurecendo sua verdadeira opinião sobre a questão, pior pra quem votou nele né.

Sou um dos críticos da atual legislatura de Araraquara e seus vereadores, durante muito tempo não se vê uma qualidade tão baixa como hoje de propostas e de habilidade política.
Exemplos:

Vereadores acham um absurdo o número de emendas que o vereador petista Carlos Nascimentou apresentou na LDO, mas os pedidos são para atender setores da sociedade organizada que o Governo Marcelo Barbieri deu as costas, então pra que ser contra? Inveja de não pensarem antes? Sei lá ...

Outra, mais bisonha ainda, os dois candidatos para a Presidência da Casa são do mesmo partido, partido do prefeito e claro da base do governo, sem comentários, quero só ver o debate deles.

Voltando a questão principal,vários parlamentares se manifestaram Juliana Damus(PP) e Lapena(PV)já disseram serem à favor de deixar como as coisas estão.

João Farias, vereador licenciado para ser Secretário de Habitação, diz que esta questão esta sendo discutida prematuramente e o debate é sobre aumentar a representatividade da população na Câmara.

Tem que dar risada dele, porque não abre o jogo e se diz à favor e porque. Aumentar a representatividade da população, não parece que a população quer aumentar sua representatividade com mais vereadores. Há outras maneiras, para o aumento da questão levanta pelo secretário, na democracia que vivemos. Poderíamos por várias vezes levarmos as decisões aos grupos da sociedade organizada, ou como disse, perfeitamente, o vereador Nascimento, fazermos um plebiscito e deixar a decisão para a população.

E os líderes políticos devem buscar aumentar a participação popular nas decisões políticas/economicas da cidade. Via Orçamento Participativo e criar outros aparelhos para isso, maior divulgação da Tribuna Popular da Câmara já é um bom começo. Mas trazer os olhos e mentes da população para dentro dos centros de poder é uma coisa avaliada como perigoso pelos políticos do século passado.
E nossa Câmara está cheia deles. Colocar pessoas de primeiro mandato não significa renovar o ambiente político se os atos políticos dessas pessoas baseiam-se em métodos do século XX.

Araraquara não precisa de 14 ou 21 vereadores.
Se o aumento quantitativo significasse automaticamente aumento qualitativo tudo bem, mas é do saber geral que nada um tem haver com outro.

Enquanto o Congresso Nacional não votar a reforma política, as eleições, principalmente de vereadores, serão baseadas no poder econômico do candidato. O que deixa quadros interessantíssimos sem a oportunidade de legislar para sua cidade. Daí um aumento significaria trazer mais dos velhos.

Temos que ser bem firmes no nosso recado aos excelentíssimos vereadores araraquaenses:

Não queremos mais vereadores, queremos mais vontade política!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário