Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

JUNTAR OS DIFERENTES E LUTAR CONTRA OS ANTAGÔNICOS

O título deste artigo é a frase dita pelo ex-presidente Lula no Encontro das Macros Regiões de São Paulo do Partido dos Trabalhadores, em Sumaré/SP, neste último final de semana. A frase de Lula define a estratégia petista para obter vitórias nas cidades paulistas e na cidade de São Paulo, visando conquistar o Estado de São Paulo, governado há 20 anos pelo mesmo grupo político. Mas o que Lula quis dizer com “juntar os diferentes”? E quem são os antagônicos?

Em uma breve reflexão, sobre o Governo Lula e o começo do Governo Dilma, esclarecemos melhor a estratégia petista. Vemos que o PT e os partidos aliados encampam a campanha do “Todos pelo Brasil”. Reunindo os partidos políticos e lideranças que queiram contribuir com este projeto encabeçado pelo Partido dos Trabalhadores, que vem dando belos resultados por todo o Brasil. Os “diferentes”, mencionados pelo ex-presidente, são os partidos que tem divergências pontuais, em relação às questões programáticas, mas que estão interessados de trabalhar com as convergências.

Neste contexto aparecem os antagônicos, ou seja, os opostos do projeto petista/aliados. No Brasil é evidente a polarização com o projeto demotucano e no Estado de São Paulo além de PSDB e DEM o PT tem resistência de uma parcela do PMDB, que se encontrava nas mãos do ex-governador Orestes Quércia. Encontrava-se! Porque no ano passo Quércia veio a falecer deixando todo o PMDB paulista “órfão” de uma grande liderança e sem consolidação do rumo político que tomariam já nas próximas eleições.

Neste novo cenário o PT de SP trabalha para transformar os pmdbistas antagônicos em aliados “diferentes”. E é Michel Temer, vice-presidente da República, quem trabalha dia e noite para essa transformação, tendo a ajuda da família Rossi (Ministro Wagner Rossi e o Deputado Estadual Baleia Rossi) e de Gabriel Chalita, segundo deputado federal mais votado em SP, no pleito de 2010, eleito pelo PSB e que agora se filia ao PMDB para disputar a prefeitura paulistana, grandes aliados do Governo Dilma.

Essa estratégia petista se mostra vitoriosa é só olharmos as conquistas do Governo Lula e agora Governo Dilma para à sociedade brasileira, cansada das disputas pessoais. É o amadurecimento político que o Brasil precisava, onde não temos anjos e demônios, e sim grupos políticos que pensam diferentes e disputam, democraticamente, pelo poder para que cada um possa implementar o que acreditam ser o melhor para o Brasil e para São Paulo. Líderes capazes de deixar suas diferenças históricas e olhar apenas para os interesses em comum, o bem-estar de toda a nação. Mostra-se ser essa a nova regra da política brasileira.

Matheus Santos
Secretário de Juventude do PT de Araraquara
Graduando em Administração Pública na Unesp/Araraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário