Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não podemos retroceder

No dia 10 de Junho deste ano divulgou-se a matéria, em jornais impressos ou falados de Araraquara, tratando da audiência que o Prefeito Marcelo Barbieri fez com Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence com a participação do senador Aluysio Nunes (PSDB/SP), para tratar de assuntos de alguns assentados do nosso município. Na ocasião o prefeito fez o seguinte comentário: “A Prefeitura de Araraquara tem uma ligação forte com os assentamentos, pois incentiva a agricultura familiar. O assentamento é bom e as famílias têm capacidade de produção. São justas as reivindicações dos assentados de ter a posse das propriedades e o direito de plantar cana-de-açúcar, que hoje é a opção que oferece mais sustentação às famílias". Mostrou que o seu discurso carece de conhecimentos sobre a agricultura familiar e seus objetivos.
A Agricultura Familiar é um projeto de cunho social e econômico que veio para ocupar uma lacuna na agropecuária brasileira, que é dominada pela vontade de mercado, com a produção de itens básicos da alimentação dos brasileiros como arroz, feijão e hortaliças. Visando agregar os pequenos e médios produtores e suas famílias, que segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são a imensa maioria e chegam a 4,5 milhões de estabelecimentos com essa política, dando as condições necessárias para produzirem em escala comercial e para consumo próprio. Na região de Araraquara, a cana-de-açúcar é quem monopoliza o plantio e que sempre fez desses pequenos produtores suas maiores vítimas não um melhor uso da terra.

Outro objetivo que a agricultura familiar tem como meta, e que o posicionamento do prefeito mostra-se contrário, é o da Reforma Agrária, que é um conjunto de medidas que visa promover a melhor distribuição da terra, mediante modificação no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios da justiça social e ao aumento de produtividade, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o INCRA. Tema tão debatido e comprovado como um dos caminhos para acabar com a miséria no Brasil.

Conquistar terras para assentamento depois arrendá-las aos grandes fazendeiros é desvirtuar a essência dos Assentamentos e da Agricultura Familiar. Declarações como esta mostram o retrocesso das políticas agrárias do Governo Municipal. Precisamos avançar na questão, ouvindo sempre todos os setores que vivem da terra, porém não podemos permitir que Araraquara vire as costas para a sociedade e que as políticas públicas do Governo atendam apenas as demandas dos grandes produtores que lucram milhões com a exploração de nossas terras e não se atentam para o seu uso social.

Matheus Santos
Graduando em Administração Pública – Unesp/Araraquara
Secretário de Juventude do PT de Araraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário