Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Reformar é preciso

"O araraquarense gospe no prato que come!”

Essa expressão foi usada pelo maior radialista de Araraquara, José Carlos Magdalena, âncora do programa de rádio de maior audiência da região com quase 500 mil ouvintes, Jornal da Cidade, durante seu programa especial para eleições, no dia 3 de Outubro.
Desconheço as preferências políticas de Magdalena, porém o radialista vem reconhecendo a transformação que o Governo do Presidente Lula é protagonista no Brasil e também a de Edinho Silva, ex-prefeito, em Araraquara. E ambos são governos do Partido dos Trabalhadores, o PT.

Mas o que levou o nobre jornalista a fazer uma declaração tão pesada sobre nossos conterrâneos? Magdalena vem se mostrando um homem de princípios e coerência. No primeiro turno das eleições 2010, algo o incomodou. Foi o fato de José Serra, candidato pelo PSDB e da oposição, ter vencido as eleições em Araraquara, deixando a candidata governista e do PT, Dilma Rousseff, em segundo lugar. Baseia-se seu comentário na atuação que o Governo Lula, durante seus 8 anos , teve na cidade investindo mais de 350 milhões de reais que mudaram o cenário araraquarense, como construir a Arena da Fonte e a retirada dos trilhos ferroviários, que historicamente, dividem a cidade em duas. Enquanto Geraldo Alckmin e José Serra do PSDB, ambos os governadores de São Paulo no mesmo período de Lula, não conseguiram ter uma atuação propositiva em Araraquara, avaliação feita pelo próprio radialista. Que inclusive citou os erros do Governo do Estado em áreas como saúde, educação e segurança pública durante os 16 anos de hegemonia tucana.

O que acontece com Araraquara? O maior apoio da sua história de um Presidente da República (neste caso devemos lembrar que Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, era casado com Ruth Cardoso e ela era araraquarense) e o melhor prefeito que a cidade já viu ser comanda são do Partido dos Trabalhadores, mesmo assim os eleitores daqui não conseguem reconhecer este fato e acabam por fazer uma leitura apartidária dos seus benefícios. E é a mesma cidade que ajudou a eleger Edinho Silva à Deputado Estadual, com uma votação muito expressiva.

Não concordo com o radialista nos termos e palavras usados, mas a sua essência tem fundamentos. Toda essa questão faz a necessidade de refletir um problema que transpassa as nossas fronteiras municipais.
Este momento democrático de pleno uso da liberdade, que são as eleições, as pessoas não mais reconhecem os partidos políticos, suas bandeiras e sua história e isso é um agravante numa Democracia representativa. O eleitor engana-se, pois ele pensa que vota no candidato, e por lei o dono do mandato é o partido. E toda esta desinformação é financiada, principalmente, pela maioria dos candidatos e partidos políticos que se aproveitam dela para vencerem.

Estamos em momento chave para a política brasileira, os brasileiros devem reconhecer a responsabilidade dos seus votos na construção de uma nação, mesmo conseguindo aprovar a Lei da Ficha Limpa para estas eleições.

A próxima ou o próximo Presidente da República, com maioria no Senado e na Câmara Federal, terá a oportunidade de realizar as reformas necessárias, que neste caso se mostra a reforma política, para passarmos o Brasil de país emergente à protagonista mundial.

Matheus H. S. Santos - Araraquarense
Estudante de Ciências Sociais – Unesp/Marília
mtssouza_santos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário